Informações gerais


Iguatu é um município localizado na Região Centro-Sul do estado do Ceará, Brasil, distante 388 km de Fortaleza e 157 km de Juazeiro do Norte. Lugar este banhado pelo Rio Jaguaribe, um dos principais rios do estado do Ceará. Segundo o Censo de 2008, Iguatu tem uma população de 96.201 habitantes.

A pluviosidade no município é em torno de 900 mm anuais com chuvas concentradas de janeiro à abril. Com temperaturas que variam, conforme a época do ano e local, de mínimas de aproximadamente 20°C até máximas de 35°C. As médias térmicas mensais, no entanto, giram entre 26°C e 29°C.

O município foi ao longo das décadas de 1960, 70 e 80, um importante centro produtor de algodão, chegando a cravar sucessivos recordes nacionais de produtividade da fibra. Atualmente fazem parte da produção local a banana, feijão, milho e arroz; na pecuária: bovino, suínos e aves.

Iguatu oferece aos seus visitantes, pontos turísticos como o açude Trussú, Rio Jaguaribe, as Lagoas de águas calmas: Iguatu, Baú e Barro Alto. No atrativo cultural o Município possui a Igreja Nossa Senhora de Santana de uma admirável história, onde a mesma é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, outro atrativo histórico é a Ponte Metálica.