Apresentação


A complexidade e a endogenia dos bio-processos que ocorrem no semiárido brasileiro requerem estudos contextualizados, onde o problema e as potencialidades sejam investigados “in loco” de forma participativa com os elementos que compõem estes bio-processos - homem, clima, água, solo e vegetação.
Neste paradigma torna-se necessário efetuar uma discussão em um maior âmbito entre pesquisadores e comunidade onde o tema central seja a exploração do capital natural do semiárido cearense identificando suas potencialidades de forma sustentável na busca da produção limpa. Neste sentido, a interiorização da pesquisa e da transferência de tecnologia se torna a cada dia mais forte entre os pesquisadores que executam as investigações e as Agencias de Fomento que apoiam estas pesquisas. Neste contexto, muitos foram os Institutos Federais e Universidades fundadas pelo governo federal nos últimos dez anos em regiões estratégicas do semiárido brasileiro na busca de levar os conhecimentos técnicos científicos aos brasileiros que ali vivem.
O evento será realizado no período de 22 a 24 de maio de 2013, em Iguatu-CE e contará com a participação de especialistas na área e a comunidade civil local onde intercâmbios e consolidação de informações recentes voltadas ao tema central do eventos na busca de definir ações contextualizadas as incertezas da exploração sustentável do capital natural do semiárido.

Pressuposto 

O evento proposto para 2013, denominado Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, será um evento na linha de produção limpa contextualizada ao semiárido com a participação de pesquisadores de diferentes estados brasileiros onde os paradigmas atuais e inovadores da produção limpa estejam presentes, bem como ter conhecimento do que vem sendo realizado em outras regiões. Com este evento espera-se, também, promover uma forte interação entre estudantes e pesquisadores das linhas abordadas com conseguente estabelecimento de novas parceiras com vistas à busca de alternativas para o uso sustentável do Capital Natural do Semiárido. 

Objetivos 

Com a realização do I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido tem-se como objetivo reunir e promover interações entre pesquisadores, tomadores de decisão, estudantes e sociedade civil para se conhecer e debater as experiências locais e regionais sobre os recursos naturais do Semiárido; Debater temas importantes relacionados ao desenvolvimento de modelos sustentáveis e de regeneração de áreas degradadas no o semiárido; Identificar a potencialidade do bioma caatinga em produzir biomassa, sequestrar e estocar carbono; bem como relatar e discutir os resultados de pesquisa obtidos por pesquisadores locais e de outros estados sobre os recursos naturais na região semiárida.